top of page
Projeto: Competitividade das Exportações Brasileiras do Agronegócio

Este projeto tem como objetivo geral analisar mecanismos de expansão da participação do Brasil no comércio global de alimentos. Além da análise tradicional de fluxos de comércio, barreiras tarifárias e não-tarifárias e acordos preferenciais de comércio,  este projeto utiliza a abordagem de cadeias globais de valor (CGVs). Esta abordagem contribui para a explicação do modo de inserção das empresas e produtores locais e a distribuição da renda e atividades ao longo da cadeia. Permite ainda a identificação de políticas que possibilitem o upgrade de tarefas e maior agregação local de valor.

 

Linhas de trabalho:

-Impactos dos requisitos sanitários, fitossanitários e normas técnicas nas exportações do agronegócio;

-Análise comparada das barreiras tarifárias aplicadas a produtos do agronegócio brasileiro;

Projeto: "Internacionalização e competitividade do agronegócio brasileiro: acesso a mercados e inserção em cadeias globais de valor"

Este projeto de pesquisa iniciou-se em 2015 e tem como objetivo analisar as perspectivas e potencialidades de internacionalização do agronegócio brasileiro sob a ótica das cadeias globais de valor.  Visa a sugerir possíveis ajustes e adequações nas políticas comerciais e de investimentos que vem sendo adotadas, buscando alavancar a competitividade do agronegócio em atividades de maior agregação de valor.

 

Linhas de trabalho:

-Inovação, competitividade e upgrading na cadeia de valor global do agronegócio: o papel das startups

- Acordos preferenciais de comércio de nova geração e cadeias globais de valor: impactos sobre a competitividade internacional do agronegócio de países não‐participantes.

bottom of page